Em 1910, quando o Sr. Ermenegildo Zegna abriu a sua fábrica de lã localizada em Trivero no norte de Itália provavelmente não imaginava que a sua paixão por tecidos e texturas resultaria na criação de uma marca de renome.

A marca Zegna como é geralmente referida é não só reconhecida pelos seus têxteis requintados e exóticos como também pela sua gama de tailoring e de casual wear, sendo considerada como uma das forças mais importantes da moda masculina em Itália.

Como é evidente de ver nas peças que lhe vamos mostrar de seguida, as principais caraterísticas da marca, são uma abordagem intemporal ao estilo. Ou seja, tudo o que usar nesta temporada vai conseguir usar também na próxima e certamente em quase todas. A  qualidade dos tecidos e o seu corte refletem toda uma sabedoria sobre a alfaiataria italiana.

Esta é uma boa oportunidade para tirar notas e aprender um pouco sobre a visão de Zegna. Descubra alguns truques que deve ter em atenção no momento de escolher as suas peças de roupa.

 

—      Preste atenção aos tecidos      —

 
casaco
 

Embora Ermenegildo Zegna seja conhecido pelas suas coleções, o seu património como fabricante de tecidos de luxo foi certamente o que lhe permitiu atingir o sucesso que tem hoje em dia.

Cada coleção está repleta de materiais trabalhados ao pormenor e com técnicas inovadoras, tais como a “dupla face”, em que a peça é composta por dois materiais diferentes de forma a garantir um maior reforço,sendo que um dos materiais mais usados é a caxemira. E também a “pele de seda”,  que é composto por uma suave seda chinesa e uma mistura de algodão egípcio.

O que nos leva ao cardigan de malha da imagem, composto por suaves fios de iaque e à t-shirt que não é feita em algodão mas sim numa lã bastante suave. Ambas são peças comuns e fundamentais no armário de qualquer homem, sendo que o que as destinge é a qualidade excepcional e duradoura do seu material.

 

—      Escolha um fato inteligente      —

 
Fato
 

Embora seja muitas vezes usado para fins profissionais, o fato por vezes não é uma peça muito versátil, uma vez que perde o seu corte facilmente. Quando passa muitas horas sentado ou quando tem uma longa viagem de negócios o seu fato facilmente fica com amarrotado e com vincos, algo que não é muito elegante.

Com um fato Ermenegildo Zegna esse desconforto é minimizado graças à inerente força, leveza e resistência do tecido. Para chegar a este nível de desempenho, a equipa de Zegna realizou longas experiências até chegar ao seu produto final, como mistura de diferentes fibras, diferentes tipos de acabamentos e até mesmo diferentes tipos de pesos.

Conseguindo assim um fato elegante e versátil como o que podemos ver na imagem, que consegue realçar ainda mais se o conjugar com uma simples camisa branca com um toque de caxemira.

 

—      Aposte na lã      —

 
Camisa
 

Quando uma marca como a Ermenegildo Zegna segue uma tendência, você sabe que esse é o caminho para o seu guarda roupa perfeito.

Espreitando já um pouco para a coleção de Inverno podemos ver um pouco da tendência desta coleção, a lã de carneiro. O casaco feito a partir deste material preto possui detalhes em couro tornando-o luxuoso, e ao mesmo tempo que o torna mais quente pois o couro acaba por funcionar como isolante. Este irá ser, sem dúvida, o casaco de eleição quando as temperaturas começarem a descer.

A nossa sugestão é que o use ao fim de semana num ambiente mais descontraído com uma camisa de algodão ao xadrez conseguindo manter-se quente e com estilo ao mesmo tempo.

Todas as peças estão disponíveis no site da marca.