A roupa para homem nasceu da experiência militar. A maior parte das peças que usamos, dos fatos formais às simples t-shirts, já serviram na tropa, antes de chegarem às ruas das cidades.  A “britânica” gabardine não é excepção. Foi desenvolvida na Primeira Grande Guerra de forma a ser à prova de água, sem acrescentar peso aos soldados. No tempos que correm é uma peça on-the-go, para uso no exterior e tempo de transição, em que pode chover mas estará ainda quente para vestir lã. Apresentamos um olhar para além da peça tradicional através de três propostas simples e actuais.

 

—    CLÁSSICA    —

A Burberry produziu 500.000 gabardines para o exército britânico durante a Primeira Grande Guerra. Depois de assistir ao regresso dos veteranos com elas ainda vestidas, o fundador Thomas Burberry reconheceu uma oportunidade e lançou-as para o mercado. Ainda hoje é a sua peça mais icónica. Isto faz com que os tradicionalistas devem procurar o design intemporal desta peça Burberry, inalterável desde o século passado. Criada com tecido leve a à prova de água,  é trespassada (aumentando a protecção contra o vento) e apresenta um colar sobre dimensionado, mantendo a chuva no exterior.

 

burbery trench

Burberry  Modelo The Westminster, Honey, 1,695.00 

 

—     SÓBRIA    —

Se o nosso local de trabalho é sóbrio, os tons neutros do nosso conjunto são o fundo perfeito para acessórios interessantes. Uma gravata que sobressaia ou um padrão xadrez no casaco. Para maximizar a versatilidade da nossa gabardine devemos manter os detalhes no mínimo — o que implica excluir “dragonas”, não ser trespassada ou ter o cinto transversal. Corte linear e simples, apenas. Fora do trabalho, continua flexível para ser utilizada com umas joggers de algodão e uns Stan Smith clássicos.

 

hugo boss trench

Hugo Boss Modelo Date6, Azul, 699,00€ 

 

—    CASUAL    —

Longe da lama e do palco de guerra, uma gabardine até aos joelhos não é muito prática. Se é uma pessoa pequena ou prefere uma opção mais leve, utilize uma gabardine reduzida — que apresenta tecido apenas até à altura da coxa – que facilita os movimentos e alonga o nosso corpo.  Apenas terá de ter cuidado em não utilizar opções mais vanguardistas. Com menos material para utilizar, exagerar nos botões, cinto ou detalhes militares poderá fazê-lo parecer parte de um catálogo de camiseiro. Conselho: escolha cores mais neutras e mantenha o minimalismo no resto do conjunto, com uns jeans mais crus, e uns ténis clássicos brancos. A reter: deixe as calças “cargo” para os militares, por favor.

 

mango men trench

Mango Men Modelo Trench Clássico, Beje, 59,99€